top of page
  • Foto do escritorDr. Herik Oliveira

Tipos de varizes

Existem vários tipos de varizes, que podem se manifestar em diferentes partes do corpo. Abaixo, descrevo alguns dos tipos mais comuns:

  1. Varizes Tronculares ou Veias Safenas: São as veias principais do sistema venoso das pernas e estão localizadas na parte mais profunda. Quando essas veias se dilatam e se tornam visíveis, são conhecidas como varizes tronculares.

  2. Varizes Reticulares: Estas são veias médias, um pouco menores que as tronculares, e são frequentemente visíveis sob a pele em forma de linhas reticulares ou teias de aranha. Geralmente não são tão dolorosas quanto as varizes tronculares.

  3. Varizes Telangiectasias: Também chamadas de "vasinhos", são veias muito pequenas que aparecem na superfície da pele como finas linhas vermelhas ou azuis. São comuns nas pernas e no rosto.

  4. Varizes Perfurantes: Essas veias conectam as veias superficiais às veias profundas e, quando não funcionam adequadamente, podem causar problemas circulatórios e dor.

  5. Varizes Ovarianas ou Pélvicas: São varizes que ocorrem na região pélvica e são muitas vezes associadas a problemas ginecológicos. Elas podem causar dor pélvica e desconforto.

  6. Varizes Esofágicas: Estas varizes ocorrem no esôfago e são mais frequentemente associadas a doenças hepáticas graves, como cirrose. Elas podem causar hemorragias potencialmente fatais.

  7. Varizes Hemorroidárias: São varizes que afetam as veias na região do ânus e do reto, causando desconforto e sangramento durante os movimentos intestinais.

  8. Varizes Vulvares: Essas varizes ocorrem na região genital feminina e podem causar dor e desconforto durante a gravidez e em outras circunstâncias.

É importante notar que o tratamento e a gravidade das varizes podem variar de acordo com o tipo e a localização. Portanto, é fundamental consultar um profissional de saúde (#ANGIOLOGISTA) para avaliação e orientação sobre o tratamento adequado, que pode incluir desde mudanças no estilo de vida até procedimentos médicos específicos, dependendo do caso.


CONTE COM A ANGIOVEN! DR. HERIK OLIVEIRA É ESPECIALISTA NO ASSUNTO!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page