Médico cita 4 vitaminas que melhoram a circulação e previnem trombose
- Dr. Herik Oliveira

- 14 de nov.
- 2 min de leitura
O cirurgião vascular Herik Oliveira elenca quatro vitaminas que ajudam a diminuir o risco de trombose e a reduzir a inflamação

Conforme a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), mais de 425 mil brasileiros foram internados para tratar tromboses venosas entre janeiro de 2012 e maio de 2022. Pelo cálculo, diariamente, 113 indivíduos precisaram ser hospitalizados na rede pública de saúde para cuidar da condição. Vale destacar que a doença pode desencadear outros quadros clínicos preocupantes, como a embolia pulmonar.
Especialista pela SBACV, o cirurgião vascular Herik Oliveira destaca que algumas vitaminas dispõem de propriedades capazes de reduzir o risco de formação de coágulos nos vasos sanguíneos e, consequentemente, de trombose. Essa doença é causada pelo surgimento de um trombo em uma veia ou artéria que bloqueia o fluxo normal de sangue.
A seguir, o médico elenca quatro vitaminas que diminuem o risco de trombose, reduzem a inflamação e favorecem a circulação do sangue no interior dos vasos:
1. Vitamina C
Segundo o especialista, a vitamina C é importante para a produção de colágeno, proteína que dá elasticidade à parede dos vasos sanguíneos. Também reduz a inflamação e protege a camada interna dos vasos sanguíneos — o endotélio — contra lesões.
Entre as fontes de vitamina C, constam as frutas cítricas, a exemplo da laranja e limão; e as vermelhas, como morango, amora e uva.

2. Vitamina E
Por apresentar ação antioxidante e antitrombótica, a vitamina E previne a agregação de plaquetas no interior dos vasos sanguíneos. “Isso diminui a formação de trombos ou coágulos”, esclarece. Consumir esse nutriente requer adicionar às refeições determinados alimentos, por exemplo, nozes, abacate e espinafre, além das sementes de girassol e abóbora.

3. Vitamina K
O cirurgião vascular explica que a vitamina K ajuda na coagulação ao controlar o acúmulo de cálcio no interior dos vasos sanguíneos e, com isso, protege-os contra a formação de placas e trombos. “Esse nutriente é extremamente importante no sistema de coagulação e pode ser encontrado em queijos e no fígado bovino“, garante.

4. Vitamina B3
De acordo com Herik Oliveira, as vitaminas do complexo B são importantes em razão do controle da homocisteína que, quando está aumentada, eleva o risco de trombose.
“Entre as vitaminas do complexo B, destaca-se a B3, também chamada de niacina. É importante na saúde cardiovascular, porque melhora o perfil de colesterol, diminuindo o ruim, que é o LDL, e os triglicerídeos, também pode aumentar o bom, HDL”, reforça o médico.
O membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular detalha sobre a vitamina B3 atuar nos vasos sanguíneos: “Causa vasodilatação, melhora a circulação e reduz a inflamação. Dessa forma, diminui o risco da formação de trombo ou coágulo”. Alimentos fontes desse nutriente são carnes magras, amendoim, abacate e grãos integrais.









Comentários