Médico revela os melhores exercícios físicos para ativar a circulação
- Dr. Herik Oliveira

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Exercícios com movimentos simples e treinos aeróbicos são boas escolhas para ajudar o sangue a voltar ao coração

Fortalecer o coração, controlar a pressão arterial, reduzir inchaços e ativar a chamada “bomba muscular” das panturrilhas são alguns dos benefícios dos exercícios físicos voltados para a melhora da circulação sanguínea. Segundo o cirurgião vascular Herik Oliveira, especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, diversas atividades podem ser feitas para estimular esse sistema, desde os movimentos mais simples até treinos de fortalecimento muscular.

“Os exercícios que ajudam na circulação são vários. Você tem desde exercícios simples como movimentos de flexão e extensão das articulações dos tornozelos e joelhos, elevação dos pés e pernas, até uma simples caminhada”, explica o médico. Ele também destaca a importância dos exercícios aeróbicos, como natação, hidroginástica e ciclismo, além dos que trabalham a força, como musculação e agachamentos.
Como esses exercícios favorecem a circulação
Essas atividades têm efeitos diretos no sistema circulatório: “Elas fortalecem o batimento cardíaco, ajudam na contração e relaxamento do coração, controlam a pressão arterial e também ativam nosso segundo coração – as panturrilhas”, afirma. A ação de contração e relaxamento desses músculos é fundamental para impulsionar o sangue de volta ao coração, especialmente das regiões mais distantes, como os pés e pernas.
Movimentos simples também são eficientes. “Elevação dos calcanhares, rotação dos pés, flexão e extensão dos dedos e tornozelos ajudam no retorno venoso”, orienta Herik. Além disso, exercícios de mobilidade e alongamento promovem o relaxamento muscular e evitam a lentificação do fluxo sanguíneo.

Atividades aeróbicas trazem benefícios ainda mais amplos. A natação e a hidroginástica, por exemplo, além de melhorarem o retorno venoso, também reduzem o inchaço, favorecem a drenagem linfática, têm efeito anti-inflamatório e ajudam no controle da pressão arterial. Já a bicicleta, por ativar fortemente a panturrilha, também auxilia no retorno do sangue ao coração.
Herik reforça que exercícios como subir escadas e musculação, por promoverem hipertrofia e ganho de força muscular, também são aliados importantes na melhora da circulação.










Comentários